Outubro Rosa: Dicas de Convivência

Escrito por -
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Pin It Share 0 Google+ 0 0 Flares ×

O Outubro Rosa eh um mês muito especial, para mim, de forma muito pessoal. Infelizmente tive um caso muito triste de câncer, de um familiar próximo =(

Apesar da tristeza, aprendi muito e uma das coisas + importantes eh q o câncer não atinge só uma Liebee (ou humano), todo mundo q está perto tbm sofre com a doença.

Neste período, a convivência com quem está doente eh difícil, tantas vezes fiquei perdida, sem saber o q fazer, o q falar. Então, queria passar para vcs um pouco da minha experiência, dicas de como p0demos ajudar.

• Fique por perto, mas dê espaço

O momento da descoberta e o convívio (com o câncer e seu tratamento) eh duro, ter companhia e apoio eh essencial. Todos precisamos disso em momentos ruins.

Mas, tbm dê espaço. Quem está doente eh capaz de se virar, cozinhar, tomar banho, sair (dependendo do estágio). Então deixe-a fazer o q estiver com vontade, fique por perto pra ajudar, mas não impeça o outro de fazer suas coisas.

• Mude de assunto

Por + duro q seja, com ou sem câncer o mundo continua.

Então, por + q a doença esteja presente, vc pode e deve falar de outras coisas, assuntos legais! Isso ajuda a distrair e mostrar q por + duro q seja o câncer, o mundo continua sendo um lindo lugar a ser explorado =D

• Sorria e faça sorrir

Como falamos tanto na colmeia, quem sorri poliniza o mundo =D Então, mantenha-se sorrindo, o sorriso eh contagiante, positivo e animado. Lembre-se q existe um mundo cheio de mel, esperando pelo ente querido com câncer.

• Não se martirize

Quem não está com câncer mas convive com alguém com essa doença não pode se martirizar. As vezes vc acaba falando algo q mágoa, mas aquela eh uma experiência nova. Seja forte, levante a cabeça, peça desculpas e siga ajudando, apoiando. Não dá pra ser perfeito, não se cobre tanto =/

• Tenha esperança

Acima de tudo, não esqueça q as coisas vão melhorar! O câncer eh curável. Por exemplo, o câncer de mama tem 95% de chance de cura. Então vamos ter esperança e vontade de vencer, isso não pode acabar.

O meu caso de câncer na família, por exemplo, acabou bem =) Com cura e uma vida renovada, com ainda + força.

Alguma dica para acrescentar? Compartilhe nos comentários! Bjs =**

 

O Mundo Beelieve é um projeto de ilustração de boas ideias e polinização! Aqui espalhamos ideias positivas e queremos mostrar a todos que tornar o mundo melhor só depende de nos mesmos.

Beeatriz Honey
Beeatriz Honey

Tatuadora e polinizadora, tenho muitas dicas de polinização cheias de polen e idéias doce, que transmito a todos entre uma caneca e outra de mel quentinha. Vamos polinizar em cada traço =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *