AAPA | Apoio à Pessoa Autista

Escrito por -
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Pin It Share 0 Google+ 0 0 Flares ×

Trabalhar, estudar, sair com amigos, conversar com pessoas na rua, tudo isso são atividades recorrentes, que aposto, fazem parte da sua rotina desde sempre. É aquela interação social cotidiana né?

Mas e se tudo isso se tornasse estranho pra você? dificil imaginar? Pois é exatamente essa a vida das pessoas com autismo.

Apesar de diferentes níveis, o autismo é um distúrbio neurológico que gera dificuldade na interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. Na maioria das vezes o autismo pode ser detectado antes dos 2 anos de idade, mas para isso é necessário informação. E mesmo o autismo atingindo quase 2 milhões de brasileiros, ainda é pouco divulgado.

Com esse pensamento, em agosto de 2007 surgiu na cidade de Nova Iguaçu (RJ), o Grupo Bate Papo dos Amigos de Autistas (GBPAA), focado em divulgar o autismo em escolas, gerar encontros e dessa forma favorecer o diagnóstico precoce, minimizando o preconceito.

Mas como toda iniciativa linda sempre é feita por pessoas engajadas, que acreditam que é necessário fazer mais, a GBPAA se transformou em algo maior. Em outubro de 2011 surgiu a Associação de Apoio a Pessoas Autistas (AAPA), uma associação que além de divulgar o autismo, também oferece um serviço voltado ao autista e a sua família, já que infelizmente a carência em ajuda e educação é muito grande.

Através de seus programas a AAPA foca na reabilitação de jovens e crianças com autismo, educando, alfabetizando e socializando-as, dentro e fora de casa. É um projeto complexo, que além das atividades esperadas de uma escola, ainda deve focar na socialização.

O trabalho da AAPA é focado na integração e educação dos jovens com autismo

Em paralelo a AAPA, também oferece apoio aos pais e familiares, para que eles aprendam a aceitar e conviver com as crianças com autismo, ajudando em sua integração social.

Infelizmente apesar do grande e maravilhoso trabalho do AAPA ainda existem muitas dificuldades envolvendo a parte financeira da associação, afinal os projetos precisam ser bancados para continuar.

O Polen quer ajudar a AAPA a continuar com seus trabalho e a ampliá-los, topa participar? É só clicar aqui, pegar seu raio polinizador e destinar sua doação a eles, sem gastar nada.

Gostou? acesse o site da AAPA.

Herói
Herói

Minha identidade são minhas atitudes. Não combato o crime ou enfrento palhaços malucos, mas com o meu raio polinizador ajudo a tornar o mundo melhor e cheio de mel. Também faço parte da equipe do Polen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *