Acalmando os alunos na hora da prova

Escrito por -
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Pin It Share 0 Google+ 0 0 Flares ×

Assim como todas as pequenas Liebees da colmeia e as crianças humanas, eu frequentei muito a escola e havia um período muito assustador: As provas!

Era aquele medo de não ir bem e tirar nota baixa, sendo uma matéria que eu não gostava, pior ainda, a noite anterior então? Muito assustadora.

Mas não é que navegando por aí e lendo notícias, eu vi uma iniciativa muito legal da professora Chandni Langford? Ela dá aulas na escola Evergreen Avenue Elementary School, em Los Angeles. Para alunos entre 9 e 11 anos.

Olha que simples e genial: Ela escreveu recados personalizados para cada aluno em suas mesas.

“Kwydir, aprender é o seu superpoder. Lembre-se: nunca pare de tentar e nunca pare de fazer o seu cérebro crescer!”

“Yovani, não dá para dizer que vai ser fácil, mas vai valer a pena! Faça o seu melhor!”

“Ish, sei que essa é a primeira vez que você faz essa prova. Use suas ferramentas e expanda seu cérebro!”

A iniciativa com certeza acalma os alunos na hora e no local da prova pois deixa o ambiente mais leve e esvazia a tensão, até entre alunos, aquela coisa de ver um colega com medo e ser contagiado? Diminui muito!

Fora que tira aquela posição autoritária do professor por que, por mais que ele seja amigo dos alunos o ano inteiro, na hora da prova acaba virando uma autoridade, alguém que está de olho, esperando para julgar. Com essa ideia simples, talvez os alunos vejam o professor como deveria ser: um suporte e ajuda, mesmo na prova.

A professora Chandni Langford aplicou essa ideia antes de um exame chamado PARCC, um dos mais importantes para alunos nessa idade, nos EUA. Mas claro que isso poderia ser aplicado em qualquer prova, basta que o professor tenha iniciativa e realmente esteja disposto a fazer algo diferente.

E com um pouco de imaginação, até os pais podem fazer isso, quem sabe colocando bilhetes assim dentro da mochila ou estojo dos filhos. Nem precisa ser um dia de prova, apenas em dia de carinho! Motivação é realmente essencial!

O Mundo Beelieve é uma marca que une ilustração e mensagens positivas. Por meio disso, buscamos passar motivação para boas atitudes.

Herói
Herói

Minha identidade são minhas atitudes. Não combato o crime ou enfrento palhaços malucos, mas com o meu raio polinizador ajudo a tornar o mundo melhor e cheio de mel. Também faço parte da equipe do Polen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *