Futebol: bons exemplos da paixão

Escrito por -
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Pin It Share 0 Google+ 0 0 Flares ×

Costumo pensar que o futebol está para os humanos assim como o mel está para as Liebees, uma paixão, é algo que nos move!

Mas infelizmente, entre as pessoas, as vezes esse amor leva alguns a fazerem coisas ruins (atos de violência e ódio) e por causa disso, muitos acabam ficando com uma visão negativa do esporte e até se afastando dele.

Por outro lado, existem bons exemplos de como essa paixão em comum pode unir muitos em torno de causas nobres e solidárias. E claro, elas deveriam ser ainda mais noticiadas e exaltadas.

Recentemente, recebi de uma grande amiga da colmeia a notícia da campanha Sangue Vermelho, Branco e Preto. Criada por torcedores do São Paulo FC, por meio do site SPFC1935, a iniciativa já está na 9ª edição e une os fãs do time para doarem sangue. Somente nesta edição, foram coletadas 474 bolsas do material, uma quantidade que pode salvar até 1896 vidas! A ideia é boa e até fãs de outros times se uniram pela causa, participando também.

Tem uma matéria muito legal sobre a iniciativa, você pode assistir aqui.

Outra revolução envolvendo torcedores que estou admirando, é o das torcidas Queer (palavra em inglês que se refere a pessoas que não seguem o padrão da heterossexualidade). Essas são organizadas (no bom sentido), que unem torcedores LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) e lutam contra a homofobia e discriminação sexual no futebol.

O movimento começou no Brasil com  uma torcedora do Atlético-MG criou no Facebook a página Galo Queer, no começo, a ideia gerou estranheza e repúdio de muitos torcedores do time, mas com o tempo a iniciativa se mostrou séria e tem ganhado cada vez mais apoio.

Outras torcidas de diversos grandes clubes de futebol do Brasil estão replicando a ideia e lutando para tornar o esporte cada vez mais tolerante, limpo de machismo e preconceito e consequentemente, mais bonito!

Essas duas e tantas outras iniciativas mostram que quando as pessoas se unem pelo bem e motivadas por suas paixões, o resultado pode ser um ambiente mais solidário, tolerante e inclusivo. Por isso, se você ama futebol mas a violência ou intolerância te assustam, procure e participe de ações bonitas na sua torcida ou clube, é o melhor jeito de tornar essa paixão maior e polinizadora.

Herói
Herói

Minha identidade são minhas atitudes. Não combato o crime ou enfrento palhaços malucos, mas com o meu raio polinizador ajudo a tornar o mundo melhor e cheio de mel. Também faço parte da equipe do Polen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *