Pimp My Carroça: arte e iniciativa

Escrito por -
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Pin It Share 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sempre achei que ser invisível fosse coisa de história de super-herói ou ficção científica, até que descobri essa semana que existem seres humanos que realmente são invisíveis.

Ouvindo assim, pode até parecer legal, já imaginamos poderes e histórias emocionante, mas não, ser invisível não é bom! Esses seres humanos invisíveis são excluídos e a maioria das pessoas não se importam com eles. Muitas viram a cara e nem querem saber se eles passam fome ou frio, nem reparam que eles estão ali. Esses são os catadores de materiais recicláveis.

Apesar desse quadro triste, existem aqueles que buscam ajudar, em especial o pessoal do Pimp My Carroça. Para eles os catadores de materiais recicláveis não são invisíveis, são verdadeiros agentes ambientais, heróis urbanos.

Crédito da foto: Mel Duarte

A ideia nasceu com o grafiteiro Mundano, utilizando as carroças como obra de protesto contra essa situação triste, começou a grafitá-las com mensagens de conscientização. Isso tornou os catadores mais vísiveis para a sociedade e até faz as pessoas se aproximarem deles, ainda por cima deixou esses agentes ambientais mais felizes, com artes bonitas e cheias de força.

O resultado foi tão legal que em 2007 foi fundado o Pimp My Carroça, um grupo que leva essa ideia para o Brasil e o mundo de forma polinizadora.

Hoje uma das principais atitudes do projeto é, além de mudar o visual das carroças, instalar itens de segurança nas mesmas e oferecer um dia especial aos catadores, com atendimento na área de saúde, muita música e atividades culturais. Outras ações como o PIMPEx, Pimp Nosso Ecoponto, Pimp Nossa Cooperativa e Artivistas surgiram com o tempo.

Crédito da foto: Equipe Pimp My Carroça

Infelizmente, o Pimp My Carroça passa por algumas dificuldades, a principal é a falta de recursos financeiros para aumentar a equipe, que ainda é pequena, apesar da grandeza e esforço de todos.

E aí, vamos ajudar? Um dos jeitos mais fáceis e divertidos é com o raio polinizador. Basta instalar o aplicativo do Polen, no seu Google Chrome, no botão abaixo e escolher o Pimp My Carroça.

Depois de instalar, quando você fizer compras em suas lojas virtuais favoritas uma parte do valor vira doação pra eles, e você não paga nada a mais por isso.

Herói
Herói

Minha identidade são minhas atitudes. Não combato o crime ou enfrento palhaços malucos, mas com o meu raio polinizador ajudo a tornar o mundo melhor e cheio de mel. Também faço parte da equipe do Polen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *